Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Património cultural subaquático

© UNESCO/A. Vanzo
Pecio cerca de Papua-Nueva Guinea

 

A UNESCO contribui para a preservação do património cultural, bem como o património cultural subaquático do mundo – legado único da humanidade

O seu trabalho para proteger o património cultural é um dos mais visíveis, universalmente reconhecido e respeitado em iniciativas internacionais de conservação já realizadas.
A UNESCO adotou em 2001 a Convenção sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático. Esta Convenção, constituida por 35 artigos e anexos, tem por objetivo permitir aos Estados parte fortalecer a proteção deste património. Foi já ratificada por 51 Estados parte.

É um instrumento que representa a resposta da comunidade internacional ao aumento de pilhagens e à destruição do património cultural subaquático. Representa uma lex specialis: instrumento de regulamentação que se aplica especificamente ao património cultural subaquático. 

Partilha a responsabilidade de proteger este património no âmbito da cooperação internacional. 

Estabelece os príncipios básicos para a proteção do património cultural subaquático; prevê um sistema de cooperação pormenorizado, para que os Estados parte possam levar a cabo esta proteção e prevê normas práticas estabelecidas em conjunto para o seu tratamento.

 

 

 

 

Manual de atividades

 

 

  rsz imagem filme

 

 

 FILME

  rsz 2kit informativo

 

KIT INFORMATIVO